Governo deve pagar R$ 4,3 milhões em auditoria de obras da Copa em MT

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O governo de Mato Grosso deverá contratar pelo valor de R$ 4,3 milhões uma empresa para prestar serviços de auditoria sobre os prazos e custos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá, cujas as obras estão paralisadas há nove meses. Ao todo, dez empresas participam do trâmite de licitação e, conforme a Secretaria de Estado das Cidades (Secid), as propostas orçamentárias devem ser apresentadas até o dia 25 de setembro.

A contratação foi autorizada pela Justiça Federal, que no mês de agosto suspendeu por quatro meses o contrato e o aditivo para a retomada das obras pelo Consórcio VLT, responsável pela execução do projeto. A decisão do juiz federal, Ciro José de Andrade, da 1ªVara em Mato Grosso, prevê que as obras só sejam retomadas quando a auditoria for concluída.

Isso porque o governo e o Consórcio VLT não chegaram a um acordo para resolver as pendências da obra e retomá-la. Iniciada em 2012, a obra de implantação do modal ainda não possui projeto executivo e o consórcio alega necessidade de reajuste contratual que pode elevar seu valor a R$ 2,2 bilhões.

O magistrado acatou a solicitação feita pela Procuradoria-Geral do Estado para a realização dos novos estudos para verificar se o que foi apresentado pelo Consórcio estão em conformidade. O secretário de Estado das Cidades, Eduardo Chiletto, frisa que a contratação de uma consultoria especializada dará segurança ao Estado para que a obra do VLT possa ser tocada de forma viável.

O estudo que a empresa fará, de acordo com ele, vai apontar a viabilidade econômica, financeira e técnica do modal, além de analisar tecnicamente os cronogramas de término de obras, estimativas de demandas para os próximos 20 anos, estimativa tarifária, além da integração com o transporte público de Cuiabá e Várzea Grande.

“Este trabalho demanda tempo para ser realizado e deveria ter sido feito durante a gestão anterior, antes mesmo do início de qualquer obra. O que a nova gestão está fazendo é investir em planejamento para que a obra seja encaminhada de forma responsável e viável em Cuiabá e Várzea Grande”, concluiu.

Orçado em R$ 1,4 bilhões, o VLT deveria ter sido finalizado para a Copa do Mundo, com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro. O governo já teria pago R$ 1,066 bilhão.